Livros Espiritas

Descrição de algumas Obras Espíritas

 

Nota: alguns dos livros descritos não se encontram à venda em Portugal ou são difíceis de encontrar. É no entanto possível aceder a qualquer um deles através de uma livraria virtual, na Internet. Também existem lojas online portuguesas que comercializam estes livros. Neste caso, se tiver dificuldades, pode colocar a hipótese de pedir a alguém conhecido para lhe encomendar algum livro.

 

Obras da “Codificação Espírita”

 

O Livro dos Espíritos: trata dos princípios da doutrina espírita, contendo temas como a imortalidade do Espírito, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o destino da Humanidade. Os temas são apresentados na forma de perguntas e respostas. São ao todo 1018 perguntas respondidas pelos Espíritos.

É a obra fundamental do Espiritismo e de incalculável importância para todos os que queiram estudar as grandes questões da existência Humana: “Quem Somos”, “De onde viemos”, “Para onde vamos”, “Qual o sentido da existência”, “A existência de Deus e os Seus planos para o Homem”.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo: explicação à luz da Doutrina Espírita das máximas da moral de Jesus Cristo e sua aplicação às múltiplas circunstâncias da vida. Contém comunicações de Espíritos Superiores incluindo alguns Santos e filósofos famosos na Terra.

 

A Bíblia é um conjunto de livros escritos há vários séculos, alguns com mais de dois mil anos. Tiveram origem em culturas com costumes por vezes muito diferentes dos actuais. As palavras de Jesus Cristo que constam na Bíblia constituem sem dúvida o resumo do Código Moral da Vida a que o Homem está sujeito: o Evangelho. Mas muitas dessas frases são no entanto difíceis de compreender para uma grande parte das pessoas.

 

Com a ajuda de Espíritos Superiores, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” explica numa linguagem simples e acessível algumas frases de Jesus Cristo e a aplicação dessas máximas às diversas circunstâncias da vida.

 

O Livro dos Médiuns: contém os ensinamentos essenciais sobre a teoria de todos os géneros de manifestações espirituais, a classificação dos diversos tipos de Mediunidade, os meios de comunicação com os Espíritos, o desenvolvimento da Mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática espiritual.

 

É a obra básica para o estudo e prática da Mediunidade. Tendo por fundamento os ensinamentos dos Espíritos Superiores revelados através de comunicações e entrevistas, esta obra proporciona esclarecimentos e indicações seguras sobre todas as questões referentes ao intercâmbio entre o mundo espiritual e o mundo físico.

Alerta também para a obsessão e os seus perigos, as formas de a combater, as mistificações, a identidade dos Espíritos, entre inúmeros outros temas.

 

O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo: Qual é o destino do Homem depois da morte física? Quais são as causas do medo da morte? O Céu e o Inferno existem realmente? Como é que actua a Justiça Divina? A crença ancestral da existência de Anjos e demónios é credível?

A primeira parte do livro é dedicada a responder a estas e outras questões, tendo sempre como base a lógica e os ensinamentos dos Espíritos. Faz um exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. Aborda temas como as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos, demónios, céu, inferno, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc.

A segunda parte compõe-se de comunicações dadas por Espíritos que estão em vários graus evolutivos, que vão dos felizes aos ainda infelizes e obstinados no Mal. Esses Espíritos falam das suas próprias experiências e do seu estado. Esclarece diversos factos sobre a Justiça de Deus, a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Plano Espiritual, como consequência dos seus próprios actos, do proveito ou inutilidade que constituiu a sua vida na Terra.

Esta obra demonstra que o acaso e a injustiça não fazem parte das Leis de Deus. São analisados de forma coerente factos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes colectivos, e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente.

 

A Génese: fala sobre os milagres e as predições segundo o espiritismo.

O codificador analisa de maneira coerente a génese planetária, rebatendo as interpretações mágicas e misteriosas das religiões ancestrais sobre a criação do mundo. Nesta obra encontram-se explicações sobre os milagres e as profecias. Analisa a teoria da presciência, os sinais dos tempos e a Nova Era. Baseia os seus argumentos na imutabilidade e na omnisciência das leis divinas.

 

Obras Póstumas: obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec. Reúne vasto material doutrinário deixado pelo autor. Aborda temas como as manifestações dos Espíritos, a natureza do Cristo, fotografia e telegrafia do pensamento, música celeste, conhecimento do futuro. A segunda parte é constituída por uma colectânea de mensagens mediúnicas e estudos do autor que constituiriam o livro Previsões concernentes ao Espiritismo.

 

Nota: várias editoras comercializam estes livros.

 

 

Exemplos de outras Obras Espíritas de interesse

 

Título: Mediunidade

Autor: Edgard Armond

Editora: Aliança

Descrição: reúne um conjunto sólido de conhecimentos sobre Mediunidade. Tal como o Livro dos Médiuns, é um livro “obrigatório” para todos os que pretendam servir a causa da espiritualidade superior.

Descreve inúmeros tipos de faculdades e fenómenos mediúnicos. O sublime dom da Mediunidade não deve ser encarado como uma mera instrumentalização do médium por parte de entidades desencarnadas, mas sim, a cooperação fraternal entre os dois mundos para benefício de todos. Desenvolver a Mediunidade significa esforçar-se por ser um instrumento humilde e fiel da Divindade.

 

Título: Mediunidade Sem Lágrimas

Autor: Eliseu Rigonatti

Editora: Editora Pensamento

Descrição: expõe alguns dos aspectos básicos da Mediunidade e de como desenvolvê-la e utilizá-la em prol dos ideais mais elevados. Descreve exercícios para o exercício e desenvolvimento de diversos tipos de Mediunidade. Livro “incontornável” para todos os que buscam desenvolver a Mediunidade.

 

Título: Mediunismo

Autores: Hercílio Maes (médium) e Ramais (Espírito)

Editoras: Livraria Freitas Bastos ou Editora do Conhecimento

Descrição: discute os mais variados aspectos da sensibilidade mediúnica. Esclarece de forma sublime a universalidade da Mediunidade. Tão antiga como o próprio Homem, a Mediunidade não é fruto nem pertença exclusiva de nenhuma religião ou seita em particular, mas sim, um conjunto de faculdades que fazem parte da condição humana, tal como o fazem as faculdades mentais e físicas.

 

Título: ABC da Mediunidade

Autores: Carlos Baccelli (médium) e Odilon Fernandes (Espírito)

Editora: Didier

Descrição: oferece várias reflexões indispensáveis a todos os medianeiros, eternos aprendizes do intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual. Resume algumas directrizes importantes de seguir para todos os que buscam a sua elevação espiritual.

 

Título: Nos Domínios da Mediunidade

Autores: Chico Xavier (médium) e André Luíz (Espírito)

Editora: Federação Espírita Brasileira

Descrição: o autor espiritual foca aspectos importantes da comunicação com o mundo físico através da Mediunidade. Aborda temas como a psicofonia, o sonambulismo, a possessão, a clarividência, a clariaudiência, a fascinação, o desdobramento, a psicometria e os fenómenos de efeitos físicos, a organização de grupos e métodos de trabalho em sessões espíritas, a necessidade da disciplina dos médiuns e as dificuldades dos Guias de Luz em ajudar e orientar os desencarnados.

 

Título: Nos Bastidores da Obsessão

Autores: Divaldo Franco (médium) e Manoel Philomeno de Miranda (Espírito)

Editora: FEB

Descrição: a obsessão consiste na perturbação de um Espírito desencarnado sobre um Espírito encarnado podendo o primeiro com tempo chegar ao domínio do segundo. Esta obra relata os acontecimentos ocorridos com a família Soares entre os anos de 1937 e 1938. Devido a relações problemáticas do passado, esta família encontrava-se em perturbação espiritual. Aborda os procedimentos adoptados pelo Plano Espiritual Superior, durante sessões realizadas na União Espírita Baiana.

Assegura a importância da renovação íntima através da aceitação e prática dos esclarecimentos trazidos pela Doutrina Espírita.

Ao que tudo indica, todo o Ser Humano tem inscrito no seu historial kármico comportamentos lamentáveis que resultaram em ódios e rancores que para muitos, na actualidade, ainda não estão resolvidos. Não se pode apagar o passado. No entanto, a reforma íntima, o estudo da espiritualidade e a prática da caridade são as melhores reparações que o Homem dispõe para solucionar o seu passado, assim como imunizar-se contra os ataques dos obsessores que tudo fazem para destruir a vida daqueles por quem alimentam algum tipo de desafecto.

 

Título: Ala 18

Autor: Wilson Frungilo Junior

Editora: Ide

Descrição: romance que revela o drama de um advogado, Roberto, que começa a ter visões. São as primeiras manifestações de uma Mediunidade incompreendida que o leva a ser internado num hospital psiquiátrico. Na ala dezoito desse sanatório, Roberto é considerado esquizofrénico e sujeito a tratamento intensivo. No entanto, descobre que a chave do seu problema só será encontrada na Doutrina Espírita.

 

 

Título: Deficiente Mental. Porque fui um?

Autor: Vera Lúcia de Carvalho (médium) e Espíritos diversos.

Editora: Petit

Descrição: relato em primeira mão de Espíritos que vieram à Terra como deficientes mentais. A Humanidade actual ainda se encontra longe de conhecer todos os desígnios de Deus. Aquilo que parece aos olhos do Homem uma maldição ou uma aberração da Vida, oculta muitas vezes a grande bondade e misericórdia Divinas.

Imerso na matéria, o Homem perde muitas vezes o rumo da sua felicidade, enveredando por caminhos repletos de espinhos e serpentes. Mas como filho de Deus que é, tem direito a alcançar a paz através do arrependimento e da caridade.

 

Título: A Loucura sob um Novo Prisma

Autor: Adolfo Bezerra de Menezes

Editora: FEB

Descrição: estudo sobre a natureza física ou espiritual dos processos de loucura. Aborda as relações alma/corpo e pensamento/cérebro. Propõe tratamento espiritual, independente da medicação física, nos casos específicos de obsessão. Adverte para o cuidado no diagnóstico dos dois casos, uma vez que entre loucura e obsessão existem diferenças radicais.

 

Título: Nosso Lar

Autores: Chico Xavier (médium) e André Luíz (Espírito)

Editora: Federação Espírita Brasileira (FEB)

Descrição: este livro relata através da psicografia (comunicação mediúnica através da escrita) de Chico Xavier, as experiências humanas e a trajectória espiritual do Espírito André Luiz (pseudónimo), um importante médico brasileiro dos anos vinte. Foi em vida um homem de boa aparência, muito agarrado à vida, inteligente, culto e dono de um status profissional privilegiado. Era conhecido e respeitado nas camadas mais ricas da sociedade carioca da época. Após a morte do corpo físico vai deparar-se com um mundo estranho, onde está rodeado por Espíritos das trevas. Após oito anos de sofrimento no estado espiritual, eis que chega a “Nosso Lar”, uma colónia espiritual que o vai acolher e ajudar no seu reencontro com a Vida.

O autor espiritual partilha com os leitores as suas observações e descobertas sobre a vida no mundo Espiritual. Relata as suas próprias experiências, fazendo descrições sobre as actividades e organização da cidade espiritual “Nosso Lar”, onde Espíritos desencarnados passam por um estágio de recuperação e educação espiritual supervisionado por Espíritos Superiores. Esta obra abre o véu sobre um pouco do que aguarda o Homem no mundo espiritual após deixar o corpo físico.

Trata-se de uma obra apaixonante com mais de 1,5 milhões de exemplares vendidos. É o primeiro de 16 livros deste Espírito, psicografado por Chico Xavier, considerado um dos melhores e mais fiáveis médiuns do século vinte (escreveu cerca de 400 obras!).

 

Título: Memórias de um Suicida

Autores: Yvonne do Amaral Pereira (médium), Camilo castelo Branco (Espírito)

Editora: FEB

Descrição: relato tocante de um suicida – o escritor português Camilo Castelo Branco – que narra a sua dolorosa experiência após a morte. Livro com um certo impacto inicial. São dramáticas as consequências do suicídio. No entanto, a indescritível bondade Divina apresenta sempre um caminho de retorno e de reconstrução para os faltosos arrependidos. Há sempre uma esperança e o tempo de reabilitação só depende do maior ou menor esforço de cada um.

“Memórias de um Suicida” obteve o quinto lugar entre os 10 melhores livros espíritas publicados no século XX.

 

Título: Há 2000 anos

Autores: Chico Xavier (médium) e Emmanuel (Espírito)

Editora: FEB

Descrição: um dos maiores best sellers da literatura espiritualista. Ditada pelo Espírito Emmanuel, Guia Espiritual de Chico Xavier, que narra uma das suas reencarnações no tempo de Jesus Cristo, com o qual se encontra a dada altura da sua vida. Era nessa altura Publius Lentulus, senador romano, homem orgulhoso e detentor de grande poder. Uma simples palavra sua era suficiente para condenar alguém à escravatura para toda a vida ou à morte.

Narra inúmeros episódios da sua vida, incluindo o seu encontro com Jesus Cristo, o início do cristianismo e o martírio dos primeiros cristãos, a espiritualização da sua esposa, vítima das célebres “intrigas palacianas”.

Cego pelo orgulho devido ao seu prestígio social e poder, teima em não render-se aos postulados professados por Jesus Cristo que são a expressão da Vontade Divina. Cede finalmente no final da vida após muito sofrimento.

Trata-se uma obra apaixonante, com passagens inesquecíveis, capaz de modificar consciências.

 

Título: Obsessão e Desobsessão. Profilaxia e Terapêutica

Espíritas.

Autor: Suely Caldas Schubert

Editora: Federação Espírita Brasileira

Descrição: Trata do problema avassalador e crescente das manifestações obsessivas, a actuação de Espíritos desencarnados sobre encarnados. Aborda a complexa temática do tratamento preventivo e curativo das obsessões à luz do Espiritismo. Desenvolve o tema em 4 partes: a obsessão, a terapêutica espírita, reunião de desobsessão e a desobsessão natural. Inclui estudos de casos, atendidos em reuniões de desobsessão.

 

Título: Tormentos da Obsessão

Autores: Divaldo Franco (médium) e Manoel Philomeno de Miranda (Espírito)

Editora: Alvorada

Descrição: Este livro é mais um brado de alerta para que o Homem não se descuide nos deveres que lhe dizem respeito em relação a Deus, ao próximo e a si próprio. Toda semente de ódio deixada no caminho pode-se transformar em plantação de infelicidade, proporcionando a colheita de futuras amarguras.

Somente o AMOR possui o recurso precioso que faculta a harmonia e a alegria de viver.

O autor espiritual é especialista na temática da obsessão. Reúne neste trabalho várias experiências vivenciadas no Hospital Esperança, na esfera espiritual, onde se encontram internados inúmeros Espíritos em grave estado de perturbação, inclusive médiuns e espíritas que fracassaram na sua passagem pelo mundo.

Filme “O Sexto Sentido”

 

Aconselhamos todos os interessados a ver o filme “O Sexto Sentido”. Esta obra representa um grande marco para a Humanidade compreender a Mediunidade.

Esse trabalho descreve praticamente na perfeição o que se passa com muitos esquizofrénicos por esse mundo fora. Aborda igualmente algumas das ideias- chave aqui abordadas. Algumas das principais são:

 

– O medo e terror por que passam muitas pessoas quando desperta a sua Mediunidade, causados quase exclusivamente pela sua incompreensão com o que se está a passar consigo. Isso verifica-se especialmente no jovem esquizofrénico que aparece no início do filme, que mata o psicólogo e suicida-se a seguir.

– O protagonista, uma criança que está a passar pelo despertar da sua Mediunidade, representa também o que acontece com muitas pessoas, que apesar do medo e incompreensão iniciais, aprendem a viver com as suas faculdades espirituais despertas. Apesar de vacilante no início, acaba por ser ele que a ajudar espiritualmente o psicólogo que em Espírito o pretendia ajudar.

Devido às suas faculdades mediúnicas, ajuda ainda a resolver o assassinato de uma criança.

– Também descreve de forma satisfatória, que uma parte do sofrimento por que passam algumas pessoas, não está relacionado com a maldade de Espíritos no Mal, mas sim, devido à sua sensibilidade e faculdades ainda não educadas, sentem o sofrimento de Espíritos que foram pessoas que poderiam ter sido nossos amigos ou familiares, que por falta de preparação e desenvolvimento espiritual, simplesmente procuram ajuda e alívio para o seu sofrimento. Como não trabalharam a sua espiritualidade em vida (apesar de muitos durante a vida pensarem que o estavam afazer), andam confusos e muitos não compreendem que já desencarnaram.

 

Através da Mediunidade desenvolvida ajudar Espíritos em sofrimento é dos actos de Caridade mais nobres. E Sem Caridade não há Salvação, não é possível a Elevação Espiritual.

Hoje ajuda-se, amanhã é-se ajudado.

Esta é uma das Leis da Vida.

Anterior Seguinte

Índice do Livro Esquizofrenia

Prefácio

Introdução

I. COMO TUDO PODE COMEÇAR

II. A ESQUIZOFRENIA SEGUNDO A PERSPECTIVA MÉDICA

III. A PERSPECTIVA ESPIRITUAL DA ESQUIZOFRENIA

IV. UMA GRANDE PARTE DOS ESQUIZOFRÉNICOS NÃO SÃO DOENTES MENTAIS MAS SIM MÉDIUNS DESPERTOS

V- MEDIUNIDADE: DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA

VI. A ORIGEM E OBJECTIVO DAS RELIGIÕES E A POSSIBILIDADE DE INTERACÇÃO E COMUNICAÇÃO COM O MUNDO ESPIRITUAL

VII. COMO POSSO SABER SE TENHO A MEDIUNIDADE DESPERTA

VIII. SOU MÉDIUM. E AGORA?

IX. O ESPIRITISMO

X. CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

XI. O QUE SE PODE ESPERAR DE UM CENTRO ESPIRITUAL

XII. PORQUE ALGUNS MÉDIUNS SOFREM MAIS DO QUE OUTROS DURANTE O DESPERTAR MEDIÚNICO

XIII. A OBSESSÃO

XIV. COMO LIDAR COM A OBSESSÃO E COM A MEDIUNIDADE EM GERAL

XV. DISCUSSÃO SOBRE ALGUNS MITOS E DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE MEDIUNIDADE E DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

Posfácio

APÊNDICES
Descrição de algumas obras espíritas

Contactos úteis

BIBLIOGRAFIA

 

Leave a comment

Deixar uma resposta